Você saberia dizer quais são as principais deficiências e virtudes do executivo brasileiro?
Um estudo realizado pela consultora D.A Consulting com empresas de grande porte mostrou que os principais defeitos dos empresários brasileiros envolvem dificuldade em dizer “não” e dar feedback negativo, fluência no inglês, volatilidade, indisciplina e subjetividade.
Essas características significam que os empresários têm problemas na hora de apontar falhas para evitar conflitos e que há ausência de profissionais que falem inglês perfeitamente e façam parte de programas globais. Além disso, a pesquisa apontou que, como faltam profissionais de alto nível no mercado, 30% dos cargos de gerência mudam de três em três anos pela alta oferta de salários, tornando-se voláteis e caros para o mercado.
Outra característica negativa destes profissionais, é que eles têm dificuldade em respeitar processos básicos na gestão de negócios, tornando os diagnósticos subjetivos demais.
Já os principais pontos positivos apontados foram: criatividade, sociabilidade, flexibilidade e otimismo. As razões dessas características se dão pela capacidade dos brasileiros enfrentarem problemas com soluções inovadoras e criativas, aumentando a lucratividade e reduzindo os custos para a criação de novos produtos e serviços.
Além disso, os executivos brasileiros foram caracterizados como gentis, flexíveis na hora de encarar mudanças e apresentam um otimismo de invejar qualquer estrangeiro, pois não têm medo de lidar com situações novas.
Fonte: site FGV Conexão.
encarar mudanças com otimismo é de grande valia.
ResponderExcluirisso mesmo.... a palavra mudança assusta!
ResponderExcluirvamos repensa-la.