Abandone a “cultura do especialista”. O Especialista é aquele profissional que é obrigado a ter respostas para tudo, baseado em sua experiência, ou seja, know-how. A tendência é que o especialista sempre busque soluções já conhecidas. A inovação é fruto do cruzamento de informações obtidas e armazenadas em sua mente. Permita-se estudar outras disciplinas que não se relacionem diretamente com a sua, por exemplo, se você é um Advogado, estude algo sobre física. Essa prática é altamente benéfica para “pensar fora da caixa”.
Foi assim que uma determinada indústria saiu do buraco. Seu principal produto vinha perdendo participação de mercado por conta do alto custo de fabricação. O Diretor geral convoca os principais executivos e exige uma solução. No prazo final para apresentação das soluções, os executivos não tinham nada de consistente quanto de repente escutam uma voz tímida no fundo da sala rompendo o silêncio dos especialistas: “Com licença, chefe... o produto precisa ter embalagem?”
Acredite se quiser, o produto em questão era o pneu. Até meados do século XX os pneus eram vendidos como qualquer outra mercadoria, ele vinha dentro de embalagem de papel. Graças àquela sugestão inesperada do faxineiro os pneus passaram a ser expostos nas lojas sem embalagem com a marca e demais informações do produto impressas na própria borracha.
super legal essa dica.
ResponderExcluir