19/11/2014

Minha primeira gestão

Se é a primeira vez que você assumirá um papel de gestor em sua empresa, não tenha dúvidas que encontrará pela frente muitos desafios. Afinal, esta não é uma tarefa fácil – é preciso se preparar muito para dar conta das responsabilidades que se apresentam pelo caminho e não frustrar suas expectativas.
A primeira coisa que deve estar claro é que serão necessárias profundas transformações em si mesmo: ser um bom profissional não necessariamente implica em ser um bom formador e gestor de bons funcionários; e isso terá que ser desenvolvido. Por isso é fundamental estar aberto à mudanças e às críticas, pois elas são fundamentais para que se avance depressa.
Um diferencial é estar com a mente aberta para novas ideias. Gerir é trabalhar com pessoas, coordenar grupos de pessoas que pensam diferente e podem ter grandes ideias. Parte importante de gerir uma equipe é conseguir aproveitar o que cada um tem de melhor para contribuir com o avanço do grupo e sempre incentivar os funcionários à opinarem em como otimizar, desde às tarefas cotidianas até as mais extraordinárias.
Para começar a coordenar uma equipe é necessário estabelecer metas claras, tanto para toda a equipe, como individualmente, para que os funcionários possam testar suas habilidades. Organizar grupos de capacitação para a equipe pode ser um grande diferencial para aumentar a confiança e o resultado do trabalho do grupo, e consequentemente, também os seus resultados e os de sua empresa. Elogiar o desempenho de cada colaborador e da equipe é fundamental para que os mesmos sintam-se valorizados. A cobrança tem que vir, mas o elogio na mesma intensidade também é importante, sem precisar exagerar ou bajular alguém
Gerir é trabalhar com pessoas, coordenar grupos de pessoas que pensam diferente e podem ter grandes ideias.
Ter uma boa relação com os colaboradores também é muito importante, pois, ao assumir um cargo de gestor, você passa a ser uma referência para outras pessoas. Esforçar-se para ter relações saudáveis de colaboração e confiança pode ser muito importante para que os funcionários se espelhem em você e tenham boas relações também entre si. Ouvir seus funcionários é fundamental para conseguir soluções para os problemas do dia a dia. Saber ouvir é sem dúvidas uma das virtudes de um bom gestor.
O ambiente de trabalho também conta muito para que se possa desenvolver as potencialidades da equipe, por isso invista em um ambiente agradável, pensando no bem estar dos funcionários, com cadeiras para escritório que sejam mais confortáveis, boa iluminação e até mesmo algumas plantas para deixar o ambiente relaxante. Em agências de comunicação um ambiente descolado para incentivar a criatividade é muito eficaz. O chefe deve ser responsável pelo conforto geral e também, permitir que cada profissional escolha a decoração de seu espaço para que sintam-se à vontade. 
Para um gestor saber o que está acontecendo no mundo, o que é uma tarefa diária, é preciso manter-se sempre informado sobre as novidades de seu ramo e sobre o mercado em geral; para poder aproveitar os melhores momentos e as melhores inovações que forem surgindo. Apesar de não ser fácil, gerir é muito gratificante e em pouco tempo e com dedicação é possível tornar-se um grande gestor.

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