25/11/2014

A Importância do Líder Coach para a Geração Y

A cada ano que se passa aumenta o número de jovens no mercado de trabalho em busca do “emprego de verdade”. Todos os recém-formados saem orgulhosos e prontos para colocarem em práticas todas as equações e teorias que aprenderam durante a faculdade. Mas, a busca pelo primeiro emprego é algo que requer paciência e maturidade por parte do candidato. Os processos seletivos estão cada vez mais exigentes e os jovens talentos terão que se adaptarem a estas novas exigências. Os programas de trainee são muito atraentes para qualquer pessoa que acaba de se formar, isso porque apresentam vários benefícios e grandes possibilidades de crescimento profissional dentro das multinacionais. Porém, todo esse brilho e encanto parece desaparecer quando a rotina empresarial consome todas as energias dos trainees.
Eles entraram pensando que seriam lideres de equipes com vinte colaboradores a sua disposição, pensavam quer ser sócio era só uma questão de esforço e que os jantares de negócio seriam tão comuns quanto as reuniões semanais. Mas, é bem diferente e muitas vezes o problema está no supervisor do trainee, que deveria acompanhá-los e mostrar a realidade do mundo corporativo, pois o tão sonhado caminho para o sucesso é algo que requer tempo e muita dedicação.
Será que toda frustração da meninada da geração Y se dá pelo distanciamento do supervisor ou simplesmente porque existe um alto nível de expectativa que é bem diferente da realidade? Para sermos sinceros é um pouco das duas situações.

Existe luz no fim do túnel!

Como administrar toda essa ansiedade por parte dos jovens que saem da faculdade querendo fazer fusões de milhões de dólares e vender ações na bolsa de valores? A resposta é simples, o Coaching é a solução para esse impasse. Você talvez esteja se perguntando, mas o que é o Coaching? Para uma simples definição, podemos dizer que o conceito de Coaching está relacionado a uma metodologia que visa o aperfeiçoamento pessoal e profissional de qualquer pessoa por meio de estabelecimento de metas e objetivos. Desta forma o jovem poderá contar com ajuda de um Coach, um profissional com formação e certificação em Coaching que o ajudará a criar um planejamento e gestão de carreira. Assim, será possível controlar a ansiedade, reduzir expectativas irreais e conquistar as metas conforme pactuado. Desta forma, podemos dizer que existe luz no fim do túnel e o Coaching é apenas o início para você decolar rumo ao sucesso!

O papel do Líder Coach

Conforme mencionamos logo acima, muito da desmotivação dos jovens da geração Y se dá por uma má supervisão dos gestores nos processos de trainee. A verdade é que nem todos os chefes são verdadeiros líderes, capazes de incentivar e criar oportunidades dentro da empresa. Com isso, muitas organizações acabam perdendo bons talentos por causa de um gerenciamento fraco ou mediano.
A melhor forma de ensinar é por meio do exemplo, se as empresas desejam manter jovens talentosos é preciso deixá-los sob a coordenação de um líder, ou melhor, de um líder Coach. Como já mostramos o conceito de Coaching, fica fácil entender o que vem a ser o líder Coach. Este profissional é alguém com alta performance e conhecimentos ligados a metodologia do Coaching. Para qualquer empresa o Líder Coach deveria ser tão importante quanto um contador. Isso porque eles são capazes de modificar e influenciar positivamente a forma de agir das pessoas, sempre dando bons exemplos e liderando equipes com maestria. Hoje em dia o líder Coach é o espelho que os jovens precisam para se manterem motivados e para que eles possam entender que um dia eles também poderão ser líderes e motivar equipes.
Com o Coaching o tão sonhado sucesso se torna algo mais real dentro de um planejamento sistemático e acompanhamento profissional.
 http://www.minhacarreira.com/2012/05/10/a-importancia-do-lider-coach-para-a-geracao-y/#sthash.Y2qIPLzV.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário