16/10/2014

Quando se deve procurar por coaching?

O método de desenvolvimento não é uma terapia e é voltado para o desenvolvimento das pessoas, seja pessoal ou profissional.


O que é coaching? Podemos dizer que é um meio para se chegar a um fim. Daí é que vem a definição mais conhecida de Coaching como um processo de atingimento de metas ou realização de sonhos. Mas Coaching, para mim, é mais do que isso, é uma maneira de ajudar as pessoas a levar uma vida mais plena e gratificante. 
Vemos nas pesquisas sobre o tema que ele pode ser definido de inúmeras formas. Só que para que se tenha uma visão mais abrangente do que é o coaching, precisamos adotar uma série de perspectivas. Precisamos pensar em processo (com começo, meio e fim) e não em evento, pensar em desenvolvimento de pessoas, pensar em mudanças cognitivas, em melhoria de desempenho, em liberar o potencial, em uma poderosa ferramenta de relacionamento, em um apoio para as pessoas em todos os níveis, é aprendizado, ação, perguntas, respostas e conversas. 
E sempre existiram Coaches. O filósofo Sócrates, que viveu na Grécia Antiga, foi um dos precursores: seu método de fazer perguntas, com a finalidade de ajudar aqueles que o procuravam a encontrar respostas para os seus casos, até hoje conserva o seu nome (método socrático). E através dos tempos, párocos e filósofos, artistas e professores, e naturalmente os pais, de uma forma ou de outra, sempre fizeram esse papel. Mas agora, é uma profissão. Ainda não regulamentada pelos CR's da vida, mas uma profissão reconhecida no mercado atual. E esse mercado, essa atuação vem crescendo significativamente. 
O movimento coaching, que hoje conhecemos, não surgiu do nada, ele foi se desenvolvendo como uma metodologia de mudança desde a década de 1980. Nos Estados Unidos e Europa já é bem utilizado há muito tempo. Hoje é que está na moda aqui no Brasil, tem escolas de formação de Coaches e tem conselhos internacionais que reconhecem essas formações por aqui. 
Para saber quando se precisa de um Coach, basta ter um objetivo e querer atingí-lo. Basta querer ser mais feliz. Basta ter um sonho e querer realiza-lo. Basta querer aprender mais, basta querer se desenvolver, evoluir. Basta querer avançar de um ponto a outro. E ter a consciência de que esse processo não precisa ser sozinho. Na maioria das vezes, sozinho é bem mais difícil e bem mais demorado. Se você deseja potencializar a sua vida, o Coaching serve para você! 

Coaching não trata de problemas, trata de soluções

Coaches lidam com pessoas, e não com problemas. Coaching envolve mudança, envolve aprendizado, envolve gente, envolve realização e não posso negar que envolve também preocupações (porque pessoas não sabem muitas vezes onde querem chegar mas sempre sabem que ainda não estão onde desejam, e isso as preocupa). 
Existe Coaching para você, para a sua vida (Life Coaching) e para as empresas (Executive Coaching). Podem ser trabalhados nesse processo temas como carreira, relacionamentos, liderança, outras competência específicas e até mesmo dúvidas (de repente você está em dúvida de qual caminho seguir, Coaching é uma boa para te ajudar a decidir também!). 
O trabalho pode ser feito de forma individual ou em grupo. O individual geralmente contempla 10 sessões de 1h a 1h30 cada uma. O coaching em grupo geralmente tem 6 sessões. 
O Coaching é um método que dá muitos resultados, pois é totalmente personalizado, cada pessoa tem suas particularidades, o jeito que aprende, a forma como vê o mundo, valores, no que acredita.... Então, o processo é construído exatamente para que aquela determinada pessoa ou determinado grupo flua do melhor jeito possível e atinja o que deseja. As sessões são compostas de ferramentas e técnicas para elevar o potencial do cliente. É como se o Coach fizesse um gerenciamento das conversas que a pessoa tem. É como se ele ajudasse a pessoa a organizar melhor seus pensamentos e coloca-los a disposição para facilitar a própria vida dessa pessoa. 
Só tem um cuidado que se deve tomar: o profissional ou a empresa que irá escolher para contratar um processo de Coaching. Hoje tem muita gente dizendo que é Coach, que faz Coaching, mas nem mesmo estudou para isso, e se estudou, não tem sua formação reconhecida pelos órgãos internacionais e isso quer dizer que talvez ela não esteja apta a conduzir bem um processo. E quando se fala da vida das pessoas, não tem espaço para errar. Ser Coach é um trabalho de muita responsabilidade. Esteja atento. Procure por indicações. A propaganda boca-boca é a mais verdadeira. Siga os rastros dos depoimentos e dos casos que deram supercerto! Procure esses profissionais, aí não tem como errar. 
Coaching não é terapia. Coaching está relacionado ao desenvolvimento e não à cura da saúde mental. E começa o processo falando de futuro e não de passado. Se o Cliente estiver com algum mal físico, deve procurar um médico para tratar de seus sintomas. E se forem problemas emocionais e psíquicos sérios, o cliente deve procurar um terapeuta e não um Coach. O cliente precisa estar atuante em sua vida para recorrer a um processo de Coaching. O Coaching pressupõe que seus clientes possam refletir sobre seu próprio pensamento. E se tiver algum tipo de doença física ou psíquica, essa função fica prejudicada, daí o Coaching não funciona. 
Coaching é para pessoas que querem crescer e aprender mais. Coaching é para pessoas que querem uma vida melhor. Coaching é para quem está em dúvida de alguma coisa e quer mais clareza para decidir. 
Coaching é para quem quer ser ainda mais feliz. 
Boa sorte!
Texto de Ana Paula Bellati
http://minhavida.uol.com.br/bem-estar/materias/17833-quando-se-deve-procurar-por-coaching

Nenhum comentário:

Postar um comentário