18/04/2013

Por que (ainda) estou desempregado?


Existem basicamente dois tipos de candidatos a vagas de emprego: os que conseguem a vaga e os que não conseguem. O fato é que existem centenas de blogs, sites, jornais, revistas e outros tipos de meios de comunicação divulgando fórmulas, dando dicas e aconselhando a como conseguir um emprego, como fazer um bom currículo, como se sair bem nas entrevistas etc.

 Apesar da abundância de informações disponíveis sobre o tema, por que muitas pessoas continuam desempregadas? O que determina o sucesso de uma pessoa na procura de uma oportunidade no mercado de trabalho? O que determina o sucesso de uma pessoa na conquista de um emprego é a sua atitude comportamental. Atitude expressa na ação de procurar novos conhecimentos, se qualificar, desenvolver habilidades, correr atrás das oportunidades, desenvolver bons relacionamentos, saber se comunicar e transmitir uma imagem de confiança, competência e responsabilidade.

Não há nada mais importante para um desempregado do que as atitudes diante de uma realidade adversa. Esse período de afastamento do mercado de trabalho é uma oportunidade para se renovar, corrigir o caminho e seguir adiante. O desemprego é um estado transitório, que depende basicamente de dois fatores: o primeiro fator (sobre o qual possuímos pouco controle) está representado pela realidade social do país. O segundo fator corresponde à atitude pessoal perante o desemprego.

O emprego não “cai do céu” na maioria dos casos, pelo contrário, e claro que você já deve ter percebido que o mercado de trabalho é muito competitivo. A contratação é resultado de preparação, conhecimento, habilidade, percepção de oportunidade e da sensibilidade do candidato. Com base nisso, procurei observar alguns passos importantes de pessoas que mesmo vivendo em tempos de crise e escassez de oferta de emprego, não ficaram reféns daquela realidade e conseguiram reverter o desemprego:

1) Ter presença virtual – Não é mais segredo que os costumes  de seleção mudaram, que não basta preencher currículos nos sites das empresas e esperar ser chamado para as vagas. As organizações modernas possuem critérios de recrutamento rápidos e eficientes. Por isso, estar presente e manter-se atualizado nos sites de empregos de maior demanda, e claro, nas redes sociais, são requisitos indispensáveis para quem deseja ter acesso às empresas. Isso também implica conhecer o ciclo de atualização das mesmas e visitá-las frequentemente.


2) Manter-se atualizado - Uma vez estando desempregado, o profissional assume de imediato a necessidade de manter-se atualizado. Dependendo do cargo procurado ou da situação do mercado, aconselho a visitar sites e publicações relacionadas às novidades de sua área de atuação. Vale a ressalva de que você não precisa esperar ficar desempregado para se atualizar!

3) Cultivar uma mente aberta - Esta é uma das atitudes mais importantes, pois impulsiona o profissional desempregado a explorar alternativas diferentes de sua experiência ou especialidade, oferecendo a oportunidade de se arriscar em outras áreas onde possa trabalhar de forma competente. Essa atitude facilita sua inserção no mercado de trabalho e permite manter sua mente mais ativa e motivada.


4) Melhore a cada dia - O desempregado altamente efetivo está em busca constante de melhoramento de sua imagem, vocabulário e linguagem corporal, se autoavalia, conhece suas fraquezas e forças, luta para superar as primeiras e maximizar as últimas. Ele adianta-se às exigências do mercado e procura complementar sua experiência adquirindo novos conhecimentos, a fim de cumprir com os atuais requisitos de múltiplas habilidades e competências.

5) Manter uma atitude positiva - ao invés de ficar desanimado, de muitas vezes sentir vergonha pela sua situação atual, ele continua alimentando sua autoestima, aprendendo com a situação e crescendo com ela. Adquira uma visão mais otimista da vida, busque seus objetivos com mais energia e determinação.


Portanto, caro leitor, antes de seguir qualquer dica de emprego, cultive as atitudes comentadas acima, que podem assegurar o sucesso na busca do seu novo emprego. Boa sorte!

Daniela Lago

Nenhum comentário:

Postar um comentário