EXAME.com selecionou algumas dicas básicas sobre o assunto elencadas no livro “A linguagem corporal no trabalho” (Editora Sextante) que podem ser usadas em uma entrevista de emprego, confira:
Bolsas e pastas: Tenha sempre, pelo menos, uma das mãos livres para cumprimentar o entrevistador com um apertão de mão. Se estiver com uma pasta, leve-a na mão esquerda. Mulheres, atenção: carregar uma pasta, além da usual bolsa, pode passar a imagem de desorganização.
Objetos: Ficar mexendo em pulseiras, colares ou no celular, durante a entrevista, pode passar a impressão de ansiedade e insegurança.
Olhos nos Olhos: Olhar o recrutador nos olhos é essencial. Mas cuidado para não abusar da estratégia. Se encará-lo por longos minutos, poderá deixá-lo desconfortável e, pior, não dará brechas para que ele observe você completamente. Então, de vez em quando, dê uma trégua (sutilmente, claro).
Aperto de mão: A maneira como você cumprimenta o recrutador também pode falar muito sobre seu perfil profissional e pessoal. Regra básica para criar sintonia com ele? “Permaneça com a palma na posição vertical e aplique a mesma pressão que receber da outra pessoa”, afirma o livro.
Espelho:Outra estratégia para criar sintonia com a pessoa é imitar, sutilmente, o tom da voz dela, a maneira como ela senta, gestos e expressões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário