Coaching é um processo definido com um acordo entre o coach (profissional) e o coachee (cliente) para atingir a um objetivo desejado pelo cliente, onde o coach apoia o cliente na busca de realizar o objetivo, ou seja as diversas metas que somadas levam o coachee ao encontro ao seu desejo maior estabelecido dentro do processo de coaching. Isso é feito por meio de reflexões e posterior análise das opções e da identificação e uso das próprias competências, como o aprimoramento e também o adquirir novas competências, além de perceber, reconhecer e superar as crenças limitantes, os pontos de maior fragilidade.
O Coach (treinador, numa tradução literal) atua
encorajando, apoiando, mantendo a motivação e acompanhando a Ação e o Plano de
Ação de seu Coachee, incentivando o seu crescimento, aumento de capacidades,
habilidades, ação, conscientização de valores e maior controle emocional
(Inteligência Emocional), por meio de técnicas que melhorem a sua performance
profissional e pessoal, com foco em melhor qualidade de vida, visando a
satisfação de objetivos desejado pelo Coachee, considerando ideias como a de
que o simples fato de compartilhar pensamentos e ideias que estão soltos e
poder organizá-los, transformando em um objetivo desafiante e guiado e
mensurado por um Plano de Ações, possibilitando desta forma a concretização dos
sonhos e desejos.
Como funciona
O trabalho inicia-se normalmente pela definição do
objetivo que o cliente (coachee) quer alcançar, que podem abranger áreas tão
diversas como a gestão do tempo, o relacionamento interpessoal/intrapessoal, o
trabalho em equipe, a motivação de equipes, comunicação, liderança e outras. As
questões ou temas podem ser de origem pessoal ou profissional, carreira,
esportes, equipe, enfim, que contribuam para o desenvolvimento e aprimoramento
do cliente, de seus resultados e de sua qualidade de vida.
Definido o objetivo começa-se a traçar as metas que
levarão ao alcance do estado desejado, antes do Plano de Ações é feita uma
análise do que contribui ou impede o alcance do objetivo e de cada meta
necessária a sua concretização, seja por parte do cliente e/ou do cenário em
que está inserido. Nesta fase valores e crenças são confrontados com o objetivo
e metas e se há congruência entre eles. O "coach" permite ao cliente
que faça uma auto-avaliação de suas forças e fraquezas face aos objetivos
visados e ao meio em que este atua e defina um plano que permita alcançar os
resultados desejados. Com estas informações, se facilita a definição das fases
do Plano de ações, com evidências claras de atingimento, prazo determinado,
recursos necessários e o comprometimento do próprio cliente, frente ao desafio
factível.
A duração do processo é em geral de 3 a 4 meses,
dependendo do caso e da resposta de cada indivíduo, podem atingir resultados
significativos por meio de sessões de uma hora (que podem chegar a até 2 horas)
e podem ser presenciais ou não, dependendo da disponibilidade do cliente e a
técnica utilizada pelo coach. Há co-responsabilidade no processo de coaching,
enquanto o resultado é de responsabilidade do cliente. Os resultados são
percebidos pelo próprio cliente, como também por pessoas que fazem parte do
círculo de convivência.
É uma abordagem de desenvolvimento humano e profissional
que tem como objetivo apoiar profissionais de qualquer área de atuação a
maximizar seus resultados com base na otimização de seus próprios recursos
técnicos e emocionais.
Com fundamento no desenvolvimento de competências
técnicas e emocionais, o coach atua como um "olho externo" para seu
cliente. Apoiando-o em seu autoconhecimento por meio de um ângulo novo de
visão.
O coaching pode funcionar como uma forma de estímulo e
acompanhamento a longo prazo adaptada às necessidades de desenvolvimento
pessoal. Acompanhamento profissional de pessoas em diferente profissões e
contextos. Contribuição para a configuração de sistemas de trabalho e de instrução.
Contribuição para a estabilização e o desenvolvimento
contínuo do procedimento profissional. Fomento para a motivação, o rendimento,
a capacidade de comunicação e o sucesso, aproveitando as capacidades e os
conhecimentos comuns do coach e do cliente.
Medida inovadora do desenvolvimento de recursos humanos e
instrumento para desenvolver a capacidade de aprendizagem de uma empresa.
Os diferentes
tipos de coaching
Coaching executivo
Visa a capacitar executivos na sua performance e
excelência pessoal e nos negócios. Assiste o executivo na identificação de
metas, valores, missão e propósito da empresa no mercado. Também trabalha a
clareza da sua missão pessoal e empresarial, objetivando o equilíbrio dos
propósitos da empresa, de suas necessidades humanas e dos diferentes papeis
vividos na empresa, na família e na sociedade.
Coaching pessoal ou coaching de vida (life
coaching)
Objetiva a capacitação das pessoas na sua
auto-realização, pelo alcance de suas metas, alinhando-as para uma vida equilibrada
com seus valores, missão e propósito de vida. A meta a ser trabalhada pode
estar em qualquer área da vida da pessoa, como saúde, relacionamentos,
espiritualidade, finanças, carreira, administração do tempo, família, etc. O
coach vai apoiar o coachee (cliente) na definição da meta, na estratégia para
alcançar os resultados almejados e também na superação dos desafios que
aparecerem ao longo do caminho. Durante o processo de coaching, o foco é no
presente e no futuro, e o coach trabalhará para manter o coachee em ação para
que, ao final, ele realize o que se propôs. Atualmente existem vários nichos de
coaching pessoal, entre eles: Coaching de Casamento (ou de noivas), Coaching
para Emagrecimento, Coaching para Jovens, Coaching Financeiro, e afins.
Coaching de
performance
O Coaching de Performance - ou Coaching do Desempenho -
tem o objetivo de destravar as habilidades naturais dos profissionais. É um
processo em que uma pessoa ajuda a outra a desempenhar, a aprender e a atingir
objetivos e metas pelo autoconhecimento e conscientização sobre a própria
responsabilidade no crescimento profissional.
O Coaching de Performance atinge seus objetivos ao
identificar os bloqueios internos e ao removê-los para a obtenção de
resultados. É descobrir a perspectiva e as necessidades da equipe pelo
questionamento profundo em que ELES identifiquem e removam obstáculos de
desempenho
O Coaching de Performance é a atitude mais importante do
gestor para aumentar a produtividade e atingir metas pois é implementar a estratégia:
missão, visão, valores, metas, produtos e pessoas.
O Coaching de Performance é uma metodologia com
resultados tangíveis e mensuráveis, e normalmente implementado em equipes de
vendas e serviços. O Retorno sobre o Investimento (ROI) de um projeto desses
reflete no desempenho no curto prazo, normalmente em 3 a 6 meses.
Coaching Para
Provas e Concursos
O Coaching Para Provas e Concursos objetiva atender uma
necessidade bem brasileira: a preparação para concursos públicos, exames de
suficiência, provas para títulação de especialidade. Por exemplo: Exame de
Ordem, Exame de Suficiência Contabilidade, Seleção Para Residência, Titulação
para a SBD, concursos públicos, etc. A particularidade da prova exige a
definição de objetivos e metas naturais do coaching, mas, também, impõe a
incorporação de novas habilidades (técnicas de estudo, estratégias de prova,
etc.).
fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Coaching
fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Coaching

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