Uma equipe afinada, trabalhando em sintonia e trazendo excelentes resultado. Qual empreendedor não gostaria que seu quadro de funcionários fosse dessa maneira? Mais que executar tarefas diárias, os trabalhadores de uma empresa podem ser responsáveis pelo seu crescimento.
"É preciso ter em mente quais os valores do seu estabelecimento. A partir disso, buscar pessoas com competências equivalentes”, recomenda Fátima Motta, professora doutora do Núcleo de Estudos e Negócios em Desenvolvimento de Pessoas da ESPM - SP e sócia-diretora da FM Consultores.
Após eleger quais as características são ideais para um funcionário se sair bem dentro da sua empresa, é preciso elaborar um processo seletivo para avaliar os possíveis candidatos. “Você pode convocá-los através das redes sociais ou de empresas especializadas. O ideal é que sejam feitas várias entrevistas com gestores e líderes, membros da empresa, para que dessa forma reduzam os erros de avaliação”, explica Fátima.
As competências técnicas são importantes, mas devem estar aliadas a traços de personalidade compatíveis às necessidades da empresa. “Nem sempre a capacitação profissional corresponde a um excelente resultado. Existem profissionais com um currículo excelente e que são preguiçosos. De que adianta? Capacitação e personalidade caminham juntas”, afirma.
Outro ponto importante é não abrir mão de uma avaliação caso o candidato à vaga seja alguém conhecido ou indicado. “Isso é imprescindível. Por mais que a pessoa seja de confiança, ela pode não ter a ver com os valores da sua empresa. Achar que a pessoa é mais capacitada apenas por conhecê-la é um erro e pode gerar maiores problemas no futuro”, alerta.
http://itodas.uol.com.br/9502/como-formar-uma-equipe-profissional-de-primeira
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