22/04/2014

Como o coaching auxilia o bom desempenho no trabalho


Criando metas e valorizando o serviço, o coaching deixa o trabalhador mais motivado, favorecendo também a empresa.


O coaching é uma ferramenta que pode aumentar o potencial dos profissionais, o autoconhecimento deles e permite um aumento nos resultados, pois direciona todo o foco para as metas e objetivos definidos.


Para o profissional, o método ajuda a criar metas e objetivos concretos para o trabalho – assim como encontrar as formas de realizar e alcançar o que deseja ser obtido. Além disso, o coaching cria, junto com o coachee (cliente), um valor para o trabalho.



Segundo João Alexandre Borba, coach e psicólogo, é preciso fazer algumas perguntas para o profissional: “o que ela valoriza no que faz? Ela deve saber responder isso, senão, é a prova de que o seu trabalho é algo automático para ela, e, muitas vezes, até sem sentido, – ou apenas uma forma de ganhar dinheiro, porque de nada adianta a pessoa receber salário se ela está infeliz com o que produz. É preciso sair do automatismo”, diz o especialista.



O profissional deve mapear a intenção dele com a profissão dele: por que ele faz isso, o que levou ele a fazer isso, etc. Muitas vezes ele não consegue fazer isso sozinho, e o coach lhe ajuda a colocar no papel esses pensamentos.



Outra coisa que não pode acontecer é o jovem profissional deixar de trilhar seu próprio caminho para seguir ordens ou satisfazer o desejo dos pais, “e infelizmente vemos muito disso acontecendo”, lamenta Borba. “Muitas vezes o jovem nem percebe que o seu futuro pode ser em uma profissão totalmente diferente, porque está com a cabeça fechada para obedecer os pais – e essa é outra função do coach: ajudar o cliente a encontrar o seu caminho, que, queira ele ou não, já está dentro dele, e muitas vezes só precisa de um empurrão para sair” comenta o especialista.



Para aqueles que estão contentes no local em que trabalham e com a função que exercem, o coach também é um bom ajudante. Segundo pesquisa da Folha de São Paulo, executivos que passaram pelo processo melhoraram 90% em produtividade, 80% se mostraram mais abertos para mudanças organizacionais e 70% deles conseguiram melhorar o ambiente e relacionamentos no trabalho.

Boa Sorte!

http://www.profissionalenegocios.com.br/materias/materia.asp?cod_materia=700


Nenhum comentário:

Postar um comentário