Dress Code nada mais é do que um código de vestimenta,
que serve tanto para a vida social como profissional. Atualmente, podemos notar
que as empresas estão investindo nessa prática para que os profissionais
entendam os valores e conceitos da organização onde trabalham e consigam
traduzir a imagem da empresa na maneira de se vestir. Desde cargos de níveis
mais baixos até os executivos, a apresentação pessoal pode ser fator
determinante para se transmitir uma imagem positiva, tanto do próprio
profissional quanto da empresa que está sendo representada.
Para Silvana Bianchini, diretora e proprietária da
Dresscode International, existem diversos motivos para essa preocupação das
empresas, como a competitividade no mercado, as mudanças na forma das pessoas
se comunicarem e até mesmo a diversificação na maneira de se vestir. “Partindo
do princípio que o seu concorrente tem um serviço parecido, a mesma tecnologia
e um preço equivalente, então o grande diferencial será as pessoas. As
organizações estão preocupadas que o recursos humanos passe para o cliente a
mesma imagem que elas vendem como imagem corporativa, pelo marketing e pelas
propagandas, porque o que a gente chama de aparência e comunicação não verbal,
passa diversas mensagens que muitos não têm conhecimento”.
“Outro fator que podemos destacar são as mudanças no
comportamento e na forma de se comunicar. Esses novos profissionais que não têm
mais os pais dentro de casa para educar e para dar esse parâmetro, já que estão
trabalhando, contam com as empresas para os ?educadarem’ e treinarem ao
ingressar no mundo corporativo”, explica Bianchini. “E por fim, o fato de que
antigamente a vestimenta era única, apenas formal e atualmente temos outras
formas, como o casual, por exemplo, acaba gerando dúvidas pelas diversas formas
de interpretação. Então, a gente sempre sugere criar o Dress Code casual
profissional e as consultorias vão às empresas dar esses parâmetros ou criar
políticas, porque existem lugares que não possuem essas políticas definidas e
por isso não têm como cobrar determinada postura”.
Fernanda Antonelli, consultora de RH da CNS Calçados,
também aposta no visual como forma de apresentar uma boa imagem da empresa e
acredita que a primeira impressão é muito importante para o julgamento que será
realizado pelas pessoas. “Os profissionais traduzem a sua marca por meio do seu
?look’, e quando um funcionário se apresenta sendo de uma empresa x, as pessoas
irão avaliar como esse profissional se expressa por meio da sua aparência:
uniforme, cabelo, maquiagem, calçado. Isso é muito importante para a empresa
que tem um valor no mercado. Por esse motivo, os treinamentos voltados a
códigos de vestimenta estão se tornando fundamentais”, explica.
Além da imagem e das dicas de vestimenta, o Dress Code
também trabalha toda a forma de comunicação não verbal das pessoas, ressaltando
que os gestos ou o modo como nos comportamos podem dizer muito sobre nós. “O
consultor de Dress Code deve salientar a necessidade do bom senso e a
relevância existente para os aspectos de identidade e cultura organizacional.
Deve ser trabalhado não somente a aparência, mas também toda a importância e
características de vestimenta dentro do mercado que o profissional deseja se
inserir, assim como oferecer um cuidado especial para aqueles que estão em
transição e buscando novas oportunidades, pois muitos dos processos e consultores
de recrutamento e seleção tomam a indumentária como diferencial”, complementa
Taian Haraguchi, gerente de Recursos Humanos da Stone Age.
“A imagem na verdade é tudo, mas não devemos confundi-la
com visual ou impressão. Uma impressão eu causo em cinco segundos, uma imagem
eu construo”, complementa Silvana. “Normalmente, a gente fala muito de impacto
visual ou impressão para contatos de varejo, mas imagem pessoal pode se referir
a uma carreira ou relacionamento com o cliente. Geralmente, as consultorias me
contratam para falar de comunicação não verbal, tudo que não é falado, ou seja:
atitudes, linguagem corporal e vestimenta”.
Como evitar problemas com a imagem e definir o dress code
ideal
Antigamente, não era comum notar essa preocupação quanto
ao código de vestimenta nas empresas. A moda existe há muitos anos, mas só de
um tempo para cá que as organizações passaram a entender a importância da
imagem no mundo corporativo e, além disso, começaram a notar o quanto a falta
desta imagem pode influenciar negativamente a credibilidade e avaliação da
empresa, perante os concorrentes, consumidores e até mesmo os próprios
colaboradores.
“Por mais delicado que seja afirmar isso, pessoas com má
vestimenta podem interferir na imagem da empresa, por isso a liberdade deve ser
cerceada pelos limites do bom senso, principalmente ao lidarmos com clientes”,
destaca Taian. “Atender o cliente de acordo com suas normas é uma forma de
mostrar o respeito e conhecer sua cultura. Logo, o profissional que resolve
adotar um dress code próprio acaba não somente por prejudicar a sua imagem como
da empresa que representa. E, para manter o que já está sendo aplicado, as
empresa devem sempre passar aos funcionários mais novos, estagiários e
parceiros as premissas e objetivos”.
Outra forma de evitar problemas ou dúvidas quanto a
melhor forma de se vestir, é cobrar uma postura ainda mais cuidadosa dos
profissionais com cargos de liderança. Não é necessário que os gestores se
vistam “melhor”, no entanto é importante que sigam o dress code da empresa,
pois assim servirão como exemplo para os demais colaboradores. Além disso, o
modo de se apresentar também ajuda em casos de menos ou maior acessibilidade ao
profissional, de acordo com o que for desejado em cada empresa.
Fernanda acredita que apesar de haver essa preocupação
maior com a vestimenta dos lideres e até mesmo uma cobrança mais acirrada por
ocuparem cargos de chefia, que todos devem ter o mesmo cuidado no momento de se
apresentar. “A preocupação deve ser de todos independente do cargo, porque de
qualquer forma a imagem irá refletir na visão que as pessoas podem ter da
empresa onde trabalha. Além disso, a apresentação conta muito para a
valorização do profissional na organização”.
Cada empresa possui um foco e um público diferenciado, o que
também deve ser avaliado no momento de definir o dress code adequado. Para
Silvana, devemos definir primeiro a mensagem e depois a vestimenta. “Nossa
imagem pessoal é uma ferramenta que administramos e manejamos da maneira que
desejamos. Então, as definições de códigos de vestimenta de todos os níveis
hierárquicos irão depender de como a empresa quer que aquele profissional seja
visto e de como deseja que seu cliente receba a organização por meio dos
funcionários. É importante lembrar que cada segmento pede uma linguagem
diferente”, explica. “Agora, com certeza, a comunicação visual e a aparência
são ferramentas como qualquer outra, assim como você tem que ter um
conhecimento técnico sobre alguma coisa, você tem que ter o conhecimento de que
sua imagem passa uma mensagem. É fundamental focar na mensagem que deseja
passar e administrar isso ao seu favor”, finaliza.
Fonte: A tendência do Dress Code nas organizações |
Portal Carreira & Sucesso | Catho
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