19/06/2013

Jogos e técnicas traçam perfil de candidatos a vagas de emprego

Palavras cruzadas e grafologia ajudam a identificar pontos fortes e fracos
Testes de conhecimentos gerais e idiomas, entrevistas e dinâmicas de grupo. Além dos procedimentos tradicionais, os processos de recrutamento e seleção agora contam com mais uma etapa: a aplicação de ciências e ferramentas que buscam uma construção mais detalhada do perfil do candidato. Nessa área, jogos e técnicas como eneagrama e a grafologia ganham popularidade.
É o caso da TeamWork Hunting, empresa de recrutamento de profissionais de gerência, que aplica um jogo de palavras-cruzadas on-line logo no primeiro contato com o candidato, a fim de identificar pontos fortes e possíveis fragilidades.
 - O jogo mostra, de uma única vez, habilidades relacionadas a raciocínio lógico, concentração, conhecimentos gerais e de língua portuguesa – diz a sócia-fundadoraSimone Madrid, ressaltando que a idéia surgiu da necessidade de dar uma nova cara ao modelo tradicional de seleção. – O formato é tão engessado que se torna chato não só para o candidato, mas também para o recrutador. Por isso corremos atrás da novidade.
Desenvolvido pelas revistas Coquetel, da Ediouro, o jogo é aplicado em três níveis, de acordo com a exigência do cargo em questão. Dependendo do grau de dificuldade, a pessoa tem de 12 a 30 minutos para resolvê-lo. A aprovação costuma ser de cerca de 60%.
 SAIBA MAIS SOBRE AS TÉCNICAS
  •  PASSATEMPOS: Jogos como palavras-cruzadas, caça-palavras e sudoku (um quebra-cabeça baseado na colocação lógica de números) têm sido usados no primeiro contato com o candidato. A vantagem é testar habilidades como concentração, raciocínio lógico e rapidez de uma só vez. Há empresas que já aplicam simuladores on-line de negócios para recrutamento de nível gerencial.
materia publicado pelo jornal O Globo no cadero Boa Chance, segunda página do dia 13/12/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário