16/05/2013

Você sabe o que um Mentoring?


“Se deres um peixe a alguém, ele comerá uma vez; se o ensinares a pescar, comerá por toda vida.”  (Kuan-Tzu)
O termo mentoring originou-se na mitologia grega, na obra “A odisséia de Homero”, que ao descrever a viagem do personagem Ulisses, diz que antes de sua partida, chamou um sábio chamado Mentor para cuidar da educação de seu filho. A figura do mentor acabou se tornando histórica quando Sócrates passou a ensinar seus conhecimentos para seu aprendiz Platão e com o passar do tempo o termo se disseminou em livros e filmes.
Nos dias atuais o mentoring aos poucos vem ganhando espaço em grandes organizações no que se trata ao desenvolvimento dos colaboradores, pois ele prepara novos funcionários para ocupar cargos de confiança ou até mesmo para ficar no lugar de seu mentor.  Ele também pode ser utilizado quando houver necessidade de assegurar qualquer forma de conhecimento na empresa por motivo de aposentadoria ou desligamento.
O mentoring é um projeto que tem como finalidade o desenvolvimento de novos colaboradores, onde um profissional mais velho e mais experiente “apadrinha” um jovem, com a missão de passar a ele suas experiências e conhecimentos. Esse processo não possui nenhuma ligação hierárquica, ou seja, não é preciso que o orientador seja superior imediato do colaborador em treinamento.
mentor
Esse trabalho precisa ser desenvolvido pelo setor de Recursos Humanos que como primeiro passo deve alinhar as estratégias de toda a organização e identificar quais tipos de conhecimentos são de extrema importância e devem permanecer na empresa, a partir daí o projeto poderá ser criado. O segundo passo é auxiliar o jovem a escolher o seu mentor. Isso mesmo, é o próprio participante quem escolhe seu mentor (ou tutor), pois existe uma necessidade de que ele se identifique e queira essa pessoa como seu espelho e que será uma espécie de alicerce para sua carreira e até mesmo um conselheiro profissional.
Diferente dos processos de coaching que tem um tempo de duração definido (com começo, meio e fim) e visam o alcance de objetivos como melhoria na comunicação e relações interpessoais, o processo de mentoring é mais longo e tem como objetivo desenvolver habilidades e compartilhar experiências, o que só é possível se o profissional escolhido como mentor (tutor) não tiver um perfil competitivo e esteja preparado para desenvolver pessoas, pois a intenção do projeto é disseminar conhecimento.
Home-Staging-Mentoring-Become-a-MentorA principal função do tutor além de transmitir seus conhecimentos, é orientar o jovem, esclarecendo dúvidas em relação à carreira e “tudo” que dele será cobrado no decorrer dela, orientando as melhores movimentações no mercado e posturas adequadas para determinadas situações. Esse processo pode acontecer dentro da empresa com reuniões agendadas, ou fora durante um café e até mesmo na casa do tutorado. Sempre buscando a eficiência no alcance das metas.
O mentoring traz benefícios para todos os envolvidos: a organização terá um novo profissional orientado por alguém de confiança, preparado e que conhece os valores da empresa; o tutor que aprenderá a lidar cada dia mais com essas novas gerações, que tem sede de aprendizado e crescimento; tutorado que terá a atenção e orientação de um profissional experiente e qualificado que o auxiliará na visão e descoberta de novos horizontes.
Desta forma podemos ver que essa prática, desde que bem aplicada, contribui para o desenvolvimento de pessoas, crescimento das organizações e fica cada vez mais claro o quanto é importante para o mercado como um todo que esse processo seja difundido dentro das empresas.
Por: NATÁLIA DE ANDRADE

2 comentários: