02/05/2013

Plano de Ação!


Muito bem, se você já sabe o que quer e já detalhou a sua meta ou objetivo então, está pronto para elaborar o seu plano de ação.
O Plano de Ação é o planejamento de todas as ações necessárias e específicas que serão utilizadas para atingir um resultado final.
Há um ganho significativo em ser flexível ao montar o seu plano de ação, há várias maneiras de se alcançar um objetivo ou meta. Se um conjunto de ações não der resultado, um outro conjunto dará.
Há vezes que não é necessário cumprir todas as ações previstas no seu planejamento.
Você já ouviu falar na 
Regra de Parettotambém conhecida como Regra 80/20? Frequentemente, um pequeno número de ações fazem uma grande diferença.
Procure identificar que ações são essas, desta forma, o seu plano de ação ficará bem organizado e “enxuto”.
Existem modelos de plano de ação espalhados por aí (na internet), alguns são até específicos para determinada área. Nossa intenção aqui é passar o conteúdo base para elaborar o seu Plano de Ação, passar os pontos importantes para que você seja bem sucedido no seu planejamento.
Este plano será composto de diversas ações, a quantidade vai variar de acordo com o objetivo ou meta, e cada uma delas será definida da seguinte maneira:
Ação
O que: Que ação será empregada.Quando: Qual a data de início desta ação ou/e o período.Por que: Qual a necessidade, a razão de se executar esta ação.Recursos: Que recursos você vai empregar nesta ação.Dependência: Verifique se esta ação é dependente de outra ação.Como: Coloque o passo a passo, em ordem de execução desta ação.
Você fará isso para todas as ações, montará uma sequência do tipo: Ação1, Ação2, Ação3 e assim por diante.
O problema é que algumas pessoas encontram dificuldades em saber por onde começar ou até mesmo como prosseguir. Qual será o próximo passo?
Existem algumas técnicas utilizadas para atingir esta finalidade, eu vou apresentar uma bastante simples e  que tem um ótimo resultado.
Imagine uma linha do tempo, se achar importante fique de pé e posicione-se como se estivesse sobre essa linha do tempo, você está de pé sobre essa linha e o seu momento presente é exatamente o momento em que alcança o seu objetivo ou meta.
Imagine que alcançou, como seria? O que você está vendo? Como se sente? O que as pessoas estão falando? Como será daqui pra frente? Pense nos detalhes.


Agora, dê um passo atrás, este passo o levará exatamente para o exato instante da ação que antecedeu o momento em que alcançou o seu objetivo ou meta. Que ação foi essa?Por exemplo, meu objetivo era me formar na faculdade, a ação que antecedeu a conquista deste objetivo foi estudar com dedicação para as provas finais.
Logo, eu já tenho a resposta para a pergunta “Que ação foi essa?” – Estudar com dedicação para as provas finais.
Então, você vai repetir o que fez no passo anterior (O que você está vendo? Como se sente? O que as pessoas estão falando? Pense nos detalhes).
Agora, dê um passo atrás, este passo o levará exatamente para o momento exato da ação anterior em relação à ação de cima. Que ação é esta?Se continuarmos a fazer uso do exemplo acima, eu diria que estaria separando as matérias das provas, fazendo rascunhos e montando um quadro de estudos.
Agora, você pode dar outro passo atrás e continuar o exercício até o momento atual. Quando chegar ao dia de hoje saberá quais serão todas as ações necessárias e poderá montar o seu plano de ação.

 Boa sorte!


Nenhum comentário:

Postar um comentário