29/04/2013

Fazer a diferença

Fazer a diferença é superar as expectativas, é ir além do esperado, é alcançar a excelência. Para alcançar a excelência é preciso estar motivado e a motivação não é exterior, ela vem de dentro do indivíduo.

O psicólogo americano Abraham Maslow ficou conhecido no meio executivo por hierarquizar as necessidades humanas. O modelo que iremos apresentar parte do princípio de que as necessidades mais básicas do ser humano são o alimento e a água, e que todo resto terá pouca importância até que estas necessidades sejam satisfeitas:

 "Maslow trabalhou na definição dos quatro motivadores externos principais, organizados em forma de pirâmide, que culmina com dois auto-motivadores: a auto-estima e a auto-realização.

O trabalho enquanto motivador externo supre – através do salário, premiações, promoções, flexibilidade no horário – as três necessidades básicas: alimento e água, abrigo e segurança, pertencimento e a primeira necessidade de estima, que é a estima dos outros, o prestígio."

A auto-estima é alcançada quando a pessoa se acha capaz de fazer opções, de expressar seu verdadeiro potencial, utilizar o seu poder. A auto-estima não depende diretamente do prestígio. Entretanto, nos casos em que a pessoa, por exemplo, recebe um aumento de salário ou uma promoção sem os poderes inerentes à nova condição, ela se vê fortemente atingida em sua auto-estima.
Personalidade auto-realizadora:Quando ambas as necessidades de estima estão satisfeitas surge a personalidade auto-realizadora.
Nós, seres humanos, ao chegarmos ao tão ansiado topo da pirâmide de Maslow, iniciamos a infindável jornada da eterna busca por significado e propósito em nossas vidas. Além do trabalho, das atividades, das realizações, do prazer, também ansiamos que nossa existência tenha algum valor, ofereça uma contribuição para a VIDA num sentido maior.
E qual a relação deste esquema com a motivação? Quanto mais o nosso sistema de motivação for direcionado ao nível dos desejos da pessoa a quem queremos motivar, mais satisfação ela vai encontrar.
E como fazer a diferença?
Como alcançar a excelência?
Como gerar a auto-motivação?
Vivenciar nossa própria mudança interior, estruturada em metas de desenvolvimento pessoal, desenvolver uma visão de futuro, conhecer nossas habilidades básicas, criar consciência de cada passo e de cada conquista são fatores que atuarão como diferencial em nossa forma de viver. Este conjunto de atitudes gera motivação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário